O ensino remoto na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Suzano

Desde que as aulas presenciais foram suspensas, as equipes pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação de Suzano realizam ações de acompanhamento e orientações às equipes escolares. Para o desempenho mais efetivo das atividades remotas, foi criada uma ferramenta online intitulada “Plataforma do Saber” para que os educandos da pré-escola, ensino fundamental e Educação de Jovens Adultos acessem as vivências propostas pelos professores.

Criada em abril deste ano, a plataforma conta com um conjunto de vivências específicas para as crianças pequenas da pré-escola e atividades para os alunos do ensino fundamental. E os educandos com deficiência contam com recursos e profissionais do Atendimento Educacional Especializado, (AEE) para auxiliá-los durante a realização das tarefas.

O acesso pode ser feito a partir de smartphones, tablets, notebooks ou computadores. A medida é uma forma de atenuar a ausência de aulas presenciais durante a quarentena.

As famílias acessam a Plataforma do Saber com o registro (RA) da criança e data de nascimento. Neste ambiente virtual há várias sugestões de vivências a serem desenvolvidas em casa durante o período de uma semana, são propostos: filmes, músicas desenhos, contação de histórias, jogos, brincadeiras, pinturas, entre outras.

Para realização da aprendizagem remota, as pedagogas da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação elaboraram um Caderno de Orientações às famílias. O referido material foi disponibilizado de forma impressa e também virtual.  As orientações contidas neste documento se baseiam no estabelecimento de vínculos, no desenvolvimento da criança de forma lúdica, no resgate com os pais de brincadeiras de infância, confecção de brinquedos não estruturados, boas músicas para serem realizadas em família. Por meio dessas ações a qualidade da relação entre pais e filhos, bem como os sentimentos das crianças se efetivam.

A plataforma pode ser acessada a qualquer momento do dia, já o professor estará disponível para tirar dúvidas e até mesmo conversar com os pais, pelo fórum ou chat, respeitando o seu horário de aula.

Para as crianças menores, de até 3 anos (creche), a Secretaria Municipal de Educação elaborou material impresso de Orientação às Famílias, e também criou um Hotsite. Este ambiente virtual foi desenvolvido para a interação entre educadores, crianças e familiares, em que o aprendizado acontece de maneira mais livre, com a realização de algumas vivências para estimular habilidades específicas. Para isso, os pais e ou responsáveis devem abrir espaço para brincadeiras, propor bastante movimentação física e incluir a criança na rotina de tarefas da casa.

A ideia é que a criança tenha liberdade para escolher qual lugar irá explorar… Sem dúvidas, sob os olhares dos responsáveis por ela. A proposta para rede de ensino considera que as crianças pequenas aprendem se desenvolvem prioritariamente brincando. Tanto na plataforma, como no hotsite o objetivo principal é o estabelecimento de vínculos entre os professores, as crianças e familiares.

De acordo com a Assistente Técnico de Área da Educação Infantil, Maria Lúcia M. A. Garijo, “a família é um ponto essencial na realização das vivências propostas, o intuito é que as crianças possam brincar, ouvir, falar, criar cozinhar, sorrir, pois no futuro, talvez elas nem se lembrem deste vírus, mas dos momentos vividos com as famílias e o que a imaginação possibilitou no momento da ação. ”

          Segundo o Secretário de Educação, Prof. Leandro Bassini, “a atual situação exige que estejamos juntos para enfrentarmos a pandemia da Covid-19. A preocupação neste combate é ajudar as crianças e as famílias sobre a necessidade de isolamento social e, ao mesmo tempo buscar uma aproximação virtual, dos professores com as famílias, de modo a estreitar vínculos. ”

Maria Lúcia Moreira de Azevedo Garijo.Assistente Técnica de Área de Educação Infantil

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
MIRIAN
MIRIAN
3 anos atrás

Sou professora em Suzano e parabenizo a todos os profissionais que estão se dedicando à educação em tempos de pandemia!