Instituições que apoiaram o 5º Fórum
REALIZAÇÃO
Secretarias de Educação dos Municípios do Alto Tietê
PROMOÇÃO

ORGANIZAÇÃO EXECUTIVA

A Quinta edição do Fórum Internacional de Educação dos Municípios do Alto Tietê aconteceu nos dias 27 de agosto e 03, 10, 17 e 24 de setembro de 2024, e teve como tema central DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS.
As transmissões ao vivo aconteceram das 19h00 às 21h00 pelo canal de Youtube do Fórum e estão disponíveis para serem assistidas.
Os educadores que foram inscritos pelas Secretarias de Educação dos municípios participantes puderam receber seus Certificados de Participação, ao seguir os procedimentos de assistir às palestras e enviar relatórios de participação nos devidos prazos.
Os certificados gerados estão disponíveis para serem baixados, basta acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA.
A partir do Terceiro Fórum foram incorporados mais recursos de acessibilidade tanto nas transmissões ao vivo quanto neste Portal. Clique AQUI para saber mais.
Socióloga formada pela UFMG. Possui uma ampla trajetória profissional na formulação, implementação e regulamentação de políticas de Educação Infantil. É uma das articuladoras da criação do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB) do qual é membro; Foi Presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Brasil (2001-2003), Conselheira do CE Educação de Minas Gerais (2020-2021), Analista de Avaliação na área da Educação Infantil, no Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) de 2017-2021. Foi Coordenadora-Geral de Educação Infantil, COEDI/MEC de 2007 a 2016 e recentemente, assumiu novamente a Coordenação-Geral de Educação Infantil na Secretaria de Educação Básica do MEC em 2023.
O eixo focaliza a importância do brincar no processo educativo. A ludicidade é fundamental para a aprendizagem, pois permite que os estudantes construam conhecimento de forma prazerosa e significativa. O brincar deve ser compreendido como atividade integradora na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, pois possibilita a construção de relações sociais saudáveis e o desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais importantes.
Temas a serem abordados:
• Importância do brincar e seus significados
• As diversas camadas e possibilidades do brincar
• A potência do brincar para o desenvolvimento integral e aprendizagem das crianças
• As práticas dentro da escola: Brincar livre e brincar direcionado / Tempos, espaços, materiais /O papel do educador
• Observar o brincar e aprender
• Desafios – escuta, observação, aprofundamento
Participação do presidente do CONDEMAT, secretários municipais, especialistas e profissionais da educação das cidades participantes. Debates pelo chat.
Participação de secretários municipais, especialistas e profissionais da educação das cidades participantes. Debates pelo chat.
– Vanderlon Oliveira Gomes – Prefeito de Salesópolis e Presidente do CONDEMAT
– Silvana de Fátima Nascimento – Secretária de Educação de Salesópolis Coord. da CT Educação do CONDEMAT
– Leandro Bassini – Secretário de Educação de Suzano
– Gabriel Mendes Vieira – Professor do Município de Salesópolis
– Cesar Callegari – Sociólogo e consultor educacional. É Presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada e membro do Conselho Nacional de Educação. No CNE, presidiu a elaboração da BNCC do ensino fundamental e da educação infantil. Foi secretário de educação básica do MEC e secretário de educação do Município de São Paulo entre outros cargos ocupados na área da educação. É autor de vários livros e trabalhos publicados sobre Educação.
Diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica - Ministério da Educação desde Fevereiro de 2023. Doutor em Educação e também Diretor-Presidente da Escola do Parlamento e Professor do Programa de Pós- Graduação em Educação e do Programa de Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais da Universidade Cidade de São Paulo - Unicid.
O eixo focaliza a importância do brincar no processo educativo. A ludicidade é fundamental para a aprendizagem, pois permite que os estudantes construam conhecimento de forma prazerosa e significativa. O brincar deve ser compreendido como atividade integradora na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, pois possibilita a construção de relações sociais saudáveis e o desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais importantes.
Temas a serem abordados:
• Importância do brincar e seus significados
• As diversas camadas e possibilidades do brincar
• A potência do brincar para o desenvolvimento integral e aprendizagem das crianças
• As práticas dentro da escola: Brincar livre e brincar direcionado / Tempos, espaços, materiais /O papel do educador
• Observar o brincar e aprender
• Desafios – escuta, observação, aprofundamento
Participação do presidente do CONDEMAT, secretários municipais, especialistas e profissionais da educação das cidades participantes. Debates pelo chat.
Participação de secretários municipais, especialistas e profissionais da educação das cidades participantes. Debates pelo chat.
– Kaique Lopes Maia – Secretário de Educação de Santa Branca
– Aline Amorim Marques – Secretária Adjunta de Educação de Guararema
– Marisley Ribeiro – Técnica Pedagógica do Município de Mairiporã
– Maria Olivia Pedrozo da Silva Firmino – Diretora Pedagógica do Município de Santa Branca
– Cesar Callegari – Sociólogo e consultor educacional. É Presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada e membro do Conselho Nacional de Educação. No CNE, presidiu a elaboração da BNCC do ensino fundamental e da educação infantil. Foi secretário de educação básica do MEC e secretário de educação do Município de São Paulo entre outros cargos ocupados na área da educação. É autor de vários livros e trabalhos publicados sobre Educação.
Professor Doutor na UFMG, especialista em avaliação educacional, Ex- Presidente do INEP, foi relator da Base Nacional Comum Curricular no Conselho Nacional de Educação.
O eixo focaliza a importância do brincar no processo educativo. A ludicidade é fundamental para a aprendizagem, pois permite que os estudantes construam conhecimento de forma prazerosa e significativa. O brincar deve ser compreendido como atividade integradora na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, pois possibilita a construção de relações sociais saudáveis e o desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais importantes.
Temas a serem abordados:
• Importância do brincar e seus significados
• As diversas camadas e possibilidades do brincar
• A potência do brincar para o desenvolvimento integral e aprendizagem das crianças
• As práticas dentro da escola: Brincar livre e brincar direcionado / Tempos, espaços, materiais /O papel do educador
• Observar o brincar e aprender
• Desafios – escuta, observação, aprofundamento
Participação do presidente do CONDEMAT, secretários municipais, especialistas e profissionais da educação das cidades participantes. Debates pelo chat.
Participação de secretários municipais, especialistas e profissionais da educação das cidades participantes. Debates pelo chat.
– Paula Trevizolli – Secretária de Educação de Ferraz de Vasconcelos
– José Rosa Martins – Secretário de Educação de Itaquaquecetuba
– Keila Ap. da Costa Nogueira – Secretária Adjunta de Educação de Arujá
– Lilian Ap. Bernardes da Silva – Articuladora Pedagógica de Ferraz de Vasconcelos
– Fernanda Santos – Professora do Município de Itaquaquecetuba
– Rosilane Aguiar Dutra da Cunha – Professora do Município de Arujá
– Cesar Callegari – Sociólogo e consultor educacional. É Presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada e membro do Conselho Nacional de Educação. No CNE, presidiu a elaboração da BNCC do ensino fundamental e da educação infantil. Foi secretário de educação básica do MEC e secretário de educação do Município de São Paulo entre outros cargos ocupados na área da educação. É autor de vários livros e trabalhos publicados sobre Educação.
Mestre em Escritura y Alfabetización pela Universidad Nacional de La Plata - Argentina; especialista em Alfabetização pelo Centro de Formação da Escola da Vila; pedagoga e fonoaudióloga. Membro da diretoria da Rede Latino-Americana de Alfabetização e possui um canal no Instagram de conteúdos educacionais @reescritasblog.
O eixo focaliza a importância do brincar no processo educativo. A ludicidade é fundamental para a aprendizagem, pois permite que os estudantes construam conhecimento de forma prazerosa e significativa. O brincar deve ser compreendido como atividade integradora na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, pois possibilita a construção de relações sociais saudáveis e o desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais importantes.
Temas a serem abordados:
• Importância do brincar e seus significados
• As diversas camadas e possibilidades do brincar
• A potência do brincar para o desenvolvimento integral e aprendizagem das crianças
• As práticas dentro da escola: Brincar livre e brincar direcionado / Tempos, espaços, materiais /O papel do educador
• Observar o brincar e aprender
• Desafios – escuta, observação, aprofundamento
Participação do presidente do CONDEMAT, secretários municipais, especialistas e profissionais da educação das cidades participantes. Debates pelo chat.
Participação de secretários municipais, especialistas e profissionais da educação das cidades participantes. Debates pelo chat.
– Regina Célia Fortes – Secretária de Educação de Igaratá
– Marilu Beranger – Secretária de Educação de Mogi das Cruzes
– Andrine Silva Brito – Gestora Educacional do Município de Igaratá
– Cesar Callegari – Sociólogo e consultor educacional. É Presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada e membro do Conselho Nacional de Educação. No CNE, presidiu a elaboração da BNCC do ensino fundamental e da educação infantil. Foi secretário de educação básica do MEC e secretário de educação do Município de São Paulo entre outros cargos ocupados na área da educação. É autor de vários livros e trabalhos publicados sobre Educação.
Sonya Douglas é professora doutora e Vice-presidente do Depto. de Organização e Liderança da Teachers College, Universidade de Columbia, EUA. É especialista em política educacional, segregação e dessegregação escolar e liderança para a justiça social. Autora de 5 importantes livros sobre esses temas, além de dezenas de artigos em revistas especializadas. Dedica-se a estudos e pesquisas sobre o desenvolvimento de capacidades para promoção de equidade racial e justiça social. Como pesquisadora e especialista, participa do Plano de Ação para a Equidade na Educação da Cidade de Nova York.
O eixo focaliza a importância do brincar no processo educativo. A ludicidade é fundamental para a aprendizagem, pois permite que os estudantes construam conhecimento de forma prazerosa e significativa. O brincar deve ser compreendido como atividade integradora na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, pois possibilita a construção de relações sociais saudáveis e o desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais importantes.
Temas a serem abordados:
• Importância do brincar e seus significados
• As diversas camadas e possibilidades do brincar
• A potência do brincar para o desenvolvimento integral e aprendizagem das crianças
• As práticas dentro da escola: Brincar livre e brincar direcionado / Tempos, espaços, materiais /O papel do educador
• Observar o brincar e aprender
• Desafios – escuta, observação, aprofundamento
Participação do presidente do CONDEMAT, secretários municipais, especialistas e profissionais da educação das cidades participantes. Debates pelo chat.
Participação de secretários municipais, especialistas e profissionais da educação das cidades participantes. Debates pelo chat.
– Melissa Pires Gomes – Supervisora Escolar do Município de Guarulhos
– Jociene dos Santos Peixoto – Tutora do Programa de Formação de professores Alfabetizadores – Programa LEIA (Leitura – Emancipação – Interação – Alfabetização) do Município de Guarulhos
– Cesar Callegari – Sociólogo e consultor educacional. É Presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada e membro do Conselho Nacional de Educação. No CNE, presidiu a elaboração da BNCC do ensino fundamental e da educação infantil. Foi secretário de educação básica do MEC e secretário de educação do Município de São Paulo entre outros cargos ocupados na área da educação. É autor de vários livros e trabalhos publicados sobre Educação.
Os Certificados estão disponíveis apenas para os participantes que entregaram pelo menos um relatório de participação.
Para baixar seu Certificado, basta acessar o Ambiente Virtual de Avaliação (AVA) do Quarto Fórum e clicar no link “Certificado” no final da lista.
O seu login de acesso e sua senha continuam sendo o número do seu CPF.
Clique em ACESSE O AVA DO QUARTO FÓRUM (botão abaixo) e preencha com o número do seu CPF os dois campos e clique em ACESSAR.
Acervo de materiais de apoio, experiências sobre alfabetização de crianças dos
municípios participantes do 5º fórum e outros materiais de referência estão disponibilizados nesta sessão
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) do Brasil, lançado como uma política pública de caráter estratégico voltada à alfabetização de todas as crianças até o final do segundo ano do ensino fundamental. Este compromisso busca garantir que as crianças tenham as competências básicas de leitura e escrita, fundamentais para seu sucesso acadêmico e para a equidade educacional no país.
O programa estabelece diretrizes claras e integradas para estados e municípios, propondo ações colaborativas entre as diferentes esferas de governo. Entre as principais ações, destacam-se a formação continuada de professores, o fortalecimento das práticas pedagógicas em sala de aula e a distribuição de materiais didáticos específicos para o processo de alfabetização. Além disso, o compromisso inclui o monitoramento constante dos resultados de alfabetização, permitindo intervenções rápidas e eficazes onde necessário.
De acordo com dados do Ministério da Educação, com base na avaliação nacional realizada pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), estima-se que cerca de *40%* das crianças brasileiras não atingem os níveis esperados de alfabetização até o final do segundo ano do ensino fundamental. Essa situação é especialmente preocupante em regiões mais vulneráveis, onde as desigualdades socioeconômicas se refletem em maiores índices de insucesso escolar.
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada vem, portanto, como uma resposta à urgência de reverter esses indicadores, estabelecendo metas claras para melhorar a qualidade da educação no país. A iniciativa também se alinha aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que incluem garantir educação de qualidade para todos até 2030.
Essa política, ao focar na alfabetização na idade certa, visa não apenas reduzir as desigualdades educacionais, mas também proporcionar às crianças uma base sólida para o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais. A meta é assegurar que, ao final do segundo ano do ensino fundamental, todas as crianças tenham adquirido as competências de leitura e escrita, essenciais para sua trajetória acadêmica e para o exercício pleno da cidadania.
Ao fixar “Desafios e Perspectivas da Alfabetização de Crianças” como tema central do 5º Fórum Internacional de Educação dos Municípios do Alto Tietê, as secretarias de educação renovam seu compromisso de dedicar o melhor de seus esforços para que todas as crianças realizem o seu direito à alfabetização na idade adequada.
O CADERNO TÉCNICO do 5º Fórum Internacional de Educação dos Municípios do Alto Tietê apresenta o Perfil socioeconômico e educacional da Região do Alto Tietê, Região Metropolitana de São Paulo.
A partir de fontes oficiais, este caderno foi organizado de forma a poder subsidiar outras pesquisas, pronunciamentos, reuniões, relatórios e outros trabalhos relacionados à região.
Clique na imagem ao lado ou aqui para acessar a versão digital do Caderno Técnico.
Retrato da Educação Infantil no Brasil – Acesso e disponibilidade de Vagas
Apresentação disponibilizada pela Coordenadora Nacional de Educação Infantil do MEC, professora Rita Coelho.
Acesse a apresentação
https://forumeducacaoaltotiete.com.br/wp-content/uploads/2024/09/Apresentacao-Retrato-Educacao-Infantil.pdf
CRIATIVIDADE ALÉM DO RANKING: O QUE PODEMOS APRENDER COM OS DADOS DO PISA
por Clara Cecchini
Acesse o artigo
https://forumeducacaoaltotiete.com.br/wp-content/uploads/2024/09/Criatividade-alem-do-ranking.pdf
Professora Rita Coelho indicou alguns links em sua palestra na Sessão de abertura do nosso Fórum, aqui estão eles:
https://lepi.fae.ufmg.br/leei/
https://lepi.fae.ufmg.br/publicacoes/colecao/
Professora Giulianny Russo indicou este conjunto de material de apoio ao professor e à professora em práticas de alfabetização em contextos de multiletramentos.
Acesse os fascículos
https://bit.ly/fasciculosReescritas
Itaú Social
O curso tem o objetivo de apresentar aspectos da vida e obra de Milton Santos, mostrando alguns dos principais conceitos e ideias do autor, com vistas a contribuir e fornecer subsídios para as práticas pedagógicas em sala de aula.
Acesse o curso
https://polo.org.br/multiletramentos/formacao/354/milton-santos-cidadao-do-mundo-e-geografo-das-quebradas
Pesquisa “Cada Hora Importa” aborda diretamente o debate da Educação Integral.
Acesse a pesquisa
https://www.itausocial.org.br/divulgacao/cada-hora-importa/
Ebook “Guia para mediação de leitura”. Fundação Itaú para a Educação e Cultura São Paulo: 2022.
https://www.itausocial.org.br/wp-content/uploads/2022/08/Guia-para-mediacao-de-leitura-2022.pdf
Ebook “Guia para mediação de literatura infantil digital”. Fundação Itaú para a Educação e Cultura: São Paulo, 2022.
https://www.itausocial.org.br/wp-content/uploads/2023/01/Guia-de-literatura-infantil-digital.pdf
Podcast Leia com uma criança
O Podcast Leia com uma criança é uma produção do Itaú Social, que busca incentivar e reforçar a importância da leitura desde a primeira infância. São conversas, leituras conjuntas e trocas de experiências voltadas para crianças, famílias, mediadores de leitura e educadores. Além do conteúdo em áudio para todos, estão disponíveis vídeos com recursos com acessibilidade e conversas sobre leitura destinados a mediadores de leitura e educadores.
https://www.itausocial.org.br/noticias/podcast-leia-com-uma-crianca/
Ebook “Matriz de critérios para análise e seleção de livros infantis do Programa Leia com uma criança”. Fundação Itaú para a Educação e Cultura: São Paulo, 2021.
Leia com uma criança: Livros audiovisuais acessíveis
O programa Leia com uma criança da Fundação Itaú para a Educação e Cultura disponibiliza livros audiovisuais com múltiplos recursos de acessibilidade das edições do programa Leia com uma criança. Os conteúdos foram produzidos em parceria com a Mais Diferenças, organização que desenvolve projetos de educação e cultura inclusivas.
https://www.itausocial.org.br/leia-para-uma-crianca-livros-acessiveis/#catalogo
Ebook “Artes e esporte: relação com desenvolvimento humano integral”. São Paulo: Fundação Itaú Social, 2019.
Referências bibliográficas indicadas pelos palestrantes
“A vez e a voz das crianças”
Site que apresenta links e indicação de vários livros
https://www.avezeavozdascriancas.com/
Perfil de Adriana Friedmann no site Academia.edu
https://unep.academia.edu/AdrianaFriedmann
O perfil reúne vários artigos com acesso gratuito, entre os quais, os seguintes títulos sugeridos pela autora:
- “Escuta e observação de crianças: processos inspiradores para educadores”
- “Quem está na escuta: diálogos, reflexões e trocas de especialistas que dão vez e voz às crianças”
- “Protagonismo: a potência da comunidade escolar”
- “História e percurso da Sociologia e da Antropologia da Infância”
- “Narrativas poéticas e antropológicas: desvelando a vez e as vozes das crianças e das infâncias”
- “Há um equívoco ao se pensar que escutar crianças é fazer suas vontades”
- “Vozes da infância brasileira”
- “Por uma Cultura Ética para as Infâncias”
- “O olhar antropológico por dentro da infância: adentrando nas casinhas das crianças”
- “As linguagens simbólicas das crianças”
- “Encontro de naturezas e culturas Infantis”
- “Muito além do ouvido: o que é efetivamente escutar uma criança”
- “Para ouvir crianças é preciso resgatar nossa sensibilidade”
Livros da autora sobre o tema:
“A vez e a voz das crianças: escutas antropológicas e poéticas das infâncias”. Editora Panda Educação.
“Abrir-se à escuta das vozes infantis”. Editora Phorte.
“Linguagens e culturas infantis”, Editora Cortez.
AUDIOVISUAIS
A invenção da infância
https://www.youtube.com/watch?v=_dImkoR5CHs
Sinopse: Ser criança não significa ter infância. Uma reflexão sobre o que é ser criança no mundo contemporâneo.
Vídeo Teste das bonecas no Brasil
Teste das Bonecas no Brasil - YouTube
O famoso teste feito por Kiri Davis nos EUA foi reproduzido no Brasil. Um retrato agressivo do que estamos fazendo com nossas crianças por conta de nossos preconceitos. O vídeo mostra bonecas brancas e bonecas negras para crianças e discute as associações feitas à cor das bonecas.
Vídeo Pensamento infantil – O desenho infantil
Pensamento Infantil - O desenho infantil - YouTube
O vídeo mostra crianças de 3 a 5 anos que desenham equanto falam sobre suas produções. O desenvolvimento de desenho infantil é pontuado pela educadora Monique Deheinzelin.
Baóba, árvore da Vida | Mwana Afrika Oficina Cultural.
https://www.youtube.com/watch?v=g-LZgQRqJ30
A história apresentada propõe conhecer sobre a natureza do Baobá, uma ‘arvore com formas, aspectos e usos ancestrais.
Toloi Kunhügü
Disponível em: https://vimeo.com/568121
Toloi Kunhügü é uma brincadeira praticada pelo povo indígena kalapalo e é realizada na beira de uma lagoa ou de um rio, onde se desenha na areia uma grande árvore com muitos galhos que serão ocupados pelos integrantes da brincadeira e que assumirão o papel de passarinhos, enquanto quem propõe a brincadeira será o ‘gavião’ e também o responsável pelo desenho da árvore repleta de galhos. Cada "passarinho" escolhe seu galho, finge seu ninho e senta-se lá. Quando o gavião decide sair à caça dos passarinhos, eles saem dos seus ninhos e agrupam-se num local bem próximo à “árvore”, batendo os pés no chão e provocando o gavião cantando. Quando o gavião avança lentamente na direção dos passarinhos e está perto do grupo, tenta pular e pegar os passarinhos que correm em todas as direções para distrair o gavião. Para descansar, protegem-se nos seus ninhos. Quando o gavião captura um dos passarinhos, prende-o no seu refúgio, que fica próximo ao pé da árvore. Torna-se gavião o último passarinho que conseguir escapar e não ser "caçado", e a brincadeira recomeça.
A referência da brincadeira é importante porque desenvolve por meio de aspectos lúdicos a atenção, observação e práticas de desenho considerando outras escalas. Propõe uma outra possibilidade de ler
LIVROS
Vida secreta das árvores
Autores: Durga Bai, Bhajju Shyam, Ramsingh Urveti. Editora: WMF Martins Fontes, 2010.
O livro traz aspectos do imaginário gonde, habitantes das florestas da índia central que acreditam que as árvores são o centro da vida: O movimento natural entre dia e noite, sombra, abrigo e alimento estão presentes nas breves histórias e revelam como o povo gonde sente essa dinâmica. Essa obra é importante porque traz elementos estéticos e simbólicos que sugerem diferentes interpretações e leituras. A obra se apresenta muito mais visual do que textual. As ilustrações são produzidas por dois autores do livro, o que potencializa a representação de todo o imaginário da história.
Aba 2 - Leitura de livro de imagens e de livro brinquedo
NUNES, Marília Forgearini; EVALTE, Tatiana Telch ; PILLAR, Analice Dutra. Texto literário infantil: produção de sentido a partir do olhar, do brincar e do ler. REVISTA GEARTE, v. 5, n.1, p. 59-75, jan./abr. 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/82452 DOI: https://doi.org/10.22456/2357-9854.82452
A Morada do Educador, de Amauri Carlos Ferreira
Acessar Documento
O Currículo Cultural e a Afirmação das Diferenças, de Marcos Garcia Neira
extraído do livro: a escola publica em crise: inflexões, apagamentos e desafios
Acessar Documento
Portal: www.forumeducacaoaltotiete.com.br
E-mail: contato@forumeducacaoaltotiete.com.br
We firmly believe that the internet should be available and accessible to anyone, and are committed to providing a website that is accessible to the widest possible audience, regardless of circumstance and ability.
To fulfill this, we aim to adhere as strictly as possible to the World Wide Web Consortium’s (W3C) Web Content Accessibility Guidelines 2.1 (WCAG 2.1) at the AA level. These guidelines explain how to make web content accessible to people with a wide array of disabilities. Complying with those guidelines helps us ensure that the website is accessible to all people: blind people, people with motor impairments, visual impairment, cognitive disabilities, and more.
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These adjustments are compatible with all popular screen readers, including JAWS and NVDA.
Keyboard navigation optimization: The background process also adjusts the website’s HTML, and adds various behaviors using JavaScript code to make the website operable by the keyboard. This includes the ability to navigate the website using the Tab and Shift+Tab keys, operate dropdowns with the arrow keys, close them with Esc, trigger buttons and links using the Enter key, navigate between radio and checkbox elements using the arrow keys, and fill them in with the Spacebar or Enter key.Additionally, keyboard users will find quick-navigation and content-skip menus, available at any time by clicking Alt+1, or as the first elements of the site while navigating with the keyboard. The background process also handles triggered popups by moving the keyboard focus towards them as soon as they appear, and not allow the focus drift outside of it.
Users can also use shortcuts such as “M” (menus), “H” (headings), “F” (forms), “B” (buttons), and “G” (graphics) to jump to specific elements.
We aim to support the widest array of browsers and assistive technologies as possible, so our users can choose the best fitting tools for them, with as few limitations as possible. Therefore, we have worked very hard to be able to support all major systems that comprise over 95% of the user market share including Google Chrome, Mozilla Firefox, Apple Safari, Opera and Microsoft Edge, JAWS and NVDA (screen readers), both for Windows and for MAC users.
Despite our very best efforts to allow anybody to adjust the website to their needs, there may still be pages or sections that are not fully accessible, are in the process of becoming accessible, or are lacking an adequate technological solution to make them accessible. Still, we are continually improving our accessibility, adding, updating and improving its options and features, and developing and adopting new technologies. All this is meant to reach the optimal level of accessibility, following technological advancements. For any assistance, please reach out to