A Quarta edição do Fórum Internacional de Educação dos Municípios do Alto Tietê aconteceu nos dias 05, 12, 19, 26 de setembro e 03 de outubro de 2023, e teve como tema central A CONTRIBUIÇÃO DAS DIFERENTES LINGUAGENS PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL.
As transmissões ao vivo aconteceram das 19h00 às 21h00 pelo canal de Youtube do Fórum e estão disponíveis para serem assistidas.
Os educadores que foram inscritos pelas Secretarias de Educação dos municípios participantes puderam receber seus Certificados de Participação, ao seguir os procedimentos de assistir às palestras e enviar relatórios de participação nos devidos prazos.
Os certificados gerados estão disponíveis para serem baixados, basta acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA.
A partir do Terceiro Fórum foram incorporados mais recursos de acessibilidade tanto nas transmissões ao vivo quanto neste Portal. Clique AQUI para saber mais.
Professora de educação infantil especialista em trabalho com crianças em múltiplas linguagens. Participou do curso Rol del Coordinador Pedagógico de las Escuelas de Reggio Emilia (“O papel do coordenador pedagógico em Reggio Emilia”, em tradução livre), pela Redsolare Argentina, realizado pela Universidade Di Tella, em Buenos Aires, e pelo Centro Internacional Loris Malaguzzi, em Reggio Emilia, na Itália. Fundadora (1998) e diretora institucional do Jardim de Infância Fabulinus e da Escola Primária e Secundária Antonio Berni, em General Pacheco, na Argentina. Autora em revistas educativas argentinas, como Vocación Docente, e espanholas, como Infancia de 0 a 5 años e Infancia Latinoamericana de Rosa Sensat. Coautora do livro El Número através del Juego (1992) e da revista digital Territórios de jogo e exploração, publicada pela Phorte Editora. Participante e ministrante de seminários de formação e capacitação de professores para Educação Infantil, creches, maternais e jardins de infância de gestão pública e privada no âmbito do Ministério da Cultura e da Educação nas seguintes localidades: Buenos Aires e Santa Fé (Argentina), Montevidéu (Uruguai), São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Curitiba, Águas de Lindoia, Vitória e em outras cidades do Brasil.
Falar de múltiplas linguagens nas escolas é falar de ética, estética e política; é falar de uma escola viva, ativa, em contínua transformação, que oferece às crianças múltiplas possibilidades de serem protagonistas e co-construtoras do conhecimento e da cultura, uma escola que valoriza a subjetividade e a singularidade. Falar de múltiplas linguagens é, para os professores, responder a múltiplas perguntas, tais como: - O que é linguagem? - O que significa oferecer aos estudantes possibilidades de desenvolvimento de múltiplas linguagens? - Quais seriam essas linguagens? - Existe uma alfabetização nessas linguagens? Como desenvolver várias linguagens? - Que competências os professores devem ter para favorecer o desenvolvimento de múltiplas linguagens em seu trabalho na escola? Essas e outras perguntas são as que tentaremos responder em nossa conferência.
Participação do presidente do CONDEMAT, secretários municipais, dos profissionais da educação inscritos e de representantes das instituições apoiadoras. Debates pelo chat.
– Caio Cunha – Prefeito de Mogi das Cruzes e Presidente do CONDEMAT
– Alex Viterale – Secretário de Educação de Guarulhos e Coord. da CT Educação do CONDEMAT
– Silvana de Fátima Nascimento – Secretária de Educação de Salesópolis
– Thais Gonçalves Rezende de Lima Pereira – Professora do Município de Guarulhos
– Larissy Jeane Dias Ardachnilzoff de Pontes – Professora do Município de Salesópolis
– Cesar Callegari – Sociólogo e consultor educacional. É Presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada. No Conselho Nacional de Educação, presidiu a elaboração da BNCC do ensino fundamental e da educação infantil. Foi secretário de educação básica do MEC e secretário de educação do Município de São Paulo entre outros cargos ocupados na área da educação. É autor de vários livros e trabalhos publicados sobre Educação.
Possui graduação em Direito - Universidade Federal de Pernambuco (1960), mestrado em Art Education - Southern Connecticut State College (1974) e doutorado em Humanistic Education - Boston University (1978). Atualmente é Professora Emérita da Universidade de São Paulo e professora da Universidade Anhembi Morumbi. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Arte/Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino da Arte e contextos metodológicos, História do Ensino da Arte e do Desenho , Ensino do Design, Administração de Arte, Interculturalidade, Pedagogia Visual, Estudos de Museus de Arte, Mediação Cultural e Estudos Visuais. Vice Coordenadora do Grupo de Estudos e pesquisas em Arte/Educação Borrando Fronteiras (GEPABOF) e membro do GEARTE.
A palestra versará sobre a criatividade individual trabalhada pela Arte/Educação Modernista e pela criatividade coletiva presente nas experiências pós-modernas e culturalistas do ensino das Artes. Será apresentado um projeto do qual a palestrante participou, desenvolvido coletivamente pelo Departamento de Saúde Mental de Columbus, Ohio, USA, o Departamento de Arte/Educação da The Ohio State University, voltado à Comunidade (a vizinhança de um parque e a ONG Africentric Personal Development Shop) e a Prefeitura (Departamento de Recreação e Parques de Columbus), envolvendo trabalhos de artistas brasileiros.
Participação do presidente do CONDEMAT, secretários municipais, dos profissionais da educação inscritos e de representantes das instituições apoiadoras. Debates pelo chat.
Participação de secretários municipais, especialistas e profissionais da educação das cidades participantes. Debates pelo chat.
– Regina Célia Fortes – Secretária de Educação de Igaratá
– Maria Donizeti Queluz Camargo – Secretária de Educação de Santa Isabel
– Leandro Bassini – Secretário de Educação de Suzano
– Liliene de Paiva Andrade Prianti – Diretora de Educação do Município de Igaratá
– Giselia Oliveira de Sá Neves – Professora Formadora do Município de Santa Isabel
– Amanda Esteves Rodrigues – Professora de Educação Infantil do Município de Suzano
– Cesar Callegari – Sociólogo e consultor educacional. É Presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada. No Conselho Nacional de Educação, presidiu a elaboração da BNCC do ensino fundamental e da educação infantil. Foi secretário de educação básica do MEC e secretário de educação do Município de São Paulo entre outros cargos ocupados na área da educação. É autor de vários livros e trabalhos publicados sobre Educação.
Ativista, pesquisadora e formadora. Pós Doutora pelo Instituto de Artes da UNESP, Doutora em Antropologia pela PUCSP, Mestre em Educação pela UNICAMP e Pedagoga pela USP. Criadora e coordenadora do NEPSID - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Simbolismo, Infância e Desenvolvimento e do Mapa da Infância Brasileira. Foi co fundadora da Aliança pela Infância e do Coletivo ‘A vez e a voz das crianças’ no qual desenvolve pesquisas, campanhas e formação. Consultora nacional e internacional junto a ONG’s, fundações, secretarias, escolas etc. nas temáticas da infância, pesquisas com crianças, brincar, linguagens expressivas e biografias. Coordenadora do curso de Pós Graduação “A vez e a voz das crianças: escutas antropológicas e poéticas das infâncias” n’A Casa Tombada. Ministra diversos cursos livres e grupos de estudos: atualmente ‘Jornadas autobiográficas’ e ‘Escutar crianças hoje: pesquisas e processos de escuta’. Pesquisadora e formadora de educadores e pesquisadores.
O eixo focaliza a importância do brincar no processo educativo. A ludicidade é fundamental para a aprendizagem, pois permite que os estudantes construam conhecimento de forma prazerosa e significativa. O brincar deve ser compreendido como atividade integradora na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, pois possibilita a construção de relações sociais saudáveis e o desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais importantes.
Temas a serem abordados:
• Importância do brincar e seus significados
• As diversas camadas e possibilidades do brincar
• A potência do brincar para o desenvolvimento integral e aprendizagem das crianças
• As práticas dentro da escola: Brincar livre e brincar direcionado / Tempos, espaços, materiais /O papel do educador
• Observar o brincar e aprender
• Desafios – escuta, observação, aprofundamento
Participação do presidente do CONDEMAT, secretários municipais, dos profissionais da educação inscritos e de representantes das instituições apoiadoras. Debates pelo chat.
Participação de secretários municipais, especialistas e profissionais da educação das cidades participantes. Debates pelo chat.
– Elaine Cristina Gentil Baptista dos Santos – Secretária de Educação de Arujá
– Aline Amorim Marques – Secretária Adjunta de Educação de Guararema
– Vania Balthazar – Diretora do Departamento Infantil da SME de Poá
– Eliete Teixeira – Coordenadora Pedagógica do Município de Arujá
– Valéria Padoan Pacheco Ramalho – Supervisora de Ensino do Município de Poá
– Misley Gonçalves Fonseca – Diretora de Escola do Município de Guararema
– Cesar Callegari – Sociólogo e consultor educacional. É Presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada. No Conselho Nacional de Educação, presidiu a elaboração da BNCC do ensino fundamental e da educação infantil. Foi secretário de educação básica do MEC e secretário de educação do Município de São Paulo entre outros cargos ocupados na área da educação. É autor de vários livros e trabalhos publicados sobre Educação.
Professora titular emérita da UFM e, professora do Programa de Pós-graduação em Educação Conhecimento e Inclusão Social. Ex-ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (2015-2016). Foi conselheira da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE), gestão 2010-2014 e reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).
20 anos da Lei 10.639/03: a educação antirracista está presente nas escolas?
É do povo Maxakali, professora e artesã, formada em Filosofia pela UNESP. Ministra aulas de Filosofia, Sociologia, História e Geografia na EE Indígena Txeru Ba’e Kua-I. É membro fundadora do Fórum de Articulação dos Professores Indígenas do Estado de São Paulo (Fapisp), representante no Núcleo de Educação Indígena da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, fundadora e conselheira do Instituto Maracá. Cristine é proveniente da terra indígena Rio Silveira, localizada na divisa dos municípios de Bertioga e São Sebastião.
Participação do presidente do CONDEMAT, secretários municipais, dos profissionais da educação inscritos e de representantes das instituições apoiadoras. Debates pelo chat.
Participação de secretários municipais, especialistas e profissionais da educação das cidades participantes. Debates pelo chat.
– Regiane Coelho – Gestora Educacional da SME de Ferraz de Vasconcelos
– Fernanda Santos da Silva – Diretora do Núcleo Pedagógico da SME de Itaquaquecetuba
– Roberta Rodrigues Oliveira – Gest. Educ. de Proj. e Programas de Ferraz de Vasconcelos
– Gabriella Santos da Silva – Formadora e Assessora de Educação Antirracista do Município de Itaquaquecetuba
– Cesar Callegari – Sociólogo e consultor educacional. É Presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada. No Conselho Nacional de Educação, presidiu a elaboração da BNCC do ensino fundamental e da educação infantil. Foi secretário de educação básica do MEC e secretário de educação do Município de São Paulo entre outros cargos ocupados na área da educação. É autor de vários livros e trabalhos publicados sobre Educação.
Licenciado em Educação Física e Pedagogia com Mestrado e Doutorado em Educação, Pós-doutorado em Currículo e Livre-Docência em Metodologia do Ensino. Professor Titular da Universidade de São Paulo, instituição em que exerce a função de Pró-Reitor Adjunto de Graduação (2022-2024). Foi diretor da Faculdade de Educação (2018-2022), onde leciona nos cursos de graduação e pós-graduação. No âmbito do Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar (www.gpef.fe.usp.br), investiga questões curriculares com apoio da FAPESP e do CNPq, do qual é Bolsista de Produtividade em Pesquisa.
Participação do presidente do CONDEMAT, secretários municipais, dos profissionais da educação inscritos e de representantes das instituições apoiadoras. Debates pelo chat.
Participação de secretários municipais, especialistas e profissionais da educação das cidades participantes. Debates pelo chat.
– Patrícia Helen Gomes Santos – Secretária de Educação de Mogi das Cruzes
– Kaique Lopes Maia – Secretário de Educação de Santa Branca
– Lilian Braga Vieira – Secretária de Educação de Mairiporã
– Ana Carolina Faber Boog – Professora Técnica de Ed. Física do Dep. Pedag. de Mogi das Cruzes
– Cindy Nara Magalhães Oliveira – Diretora Pedagógica do Município de Santa Branca
– Cesar Callegari – Sociólogo e consultor educacional. É Presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada. No Conselho Nacional de Educação, presidiu a elaboração da BNCC do ensino fundamental e da educação infantil. Foi secretário de educação básica do MEC e secretário de educação do Município de São Paulo entre outros cargos ocupados na área da educação. É autor de vários livros e trabalhos publicados sobre Educação.
Os Certificados estão disponíveis apenas para os participantes que entregaram pelo menos um relatório de participação.
Para baixar seu Certificado, basta acessar o Ambiente Virtual de Avaliação (AVA) do Quarto Fórum e clicar no link “Certificado” no final da lista.
O seu login de acesso e sua senha continuam sendo o número do seu CPF.
Clique em ACESSE O AVA DO QUARTO FÓRUM (botão abaixo) e preencha com o número do seu CPF os dois campos e clique em ACESSAR.
Sumaya Mattar (ECA/USP)
Curadora de Conteúdo do 4º Fórum
Acervo bibliográfico do 4º Fórum. Espaço dedicado ao compartilhamento de documentos e outros materiais de referência sobre a contribuição das diferentes linguagens para a educação integral
Texto Conceitual do 4º Fórum Internacional de Educação dos Municípios do Alto Tietê
por Sumaya Mattar
Acesse o texto
O CADERNO TÉCNICO do 4º Fórum Internacional de Educação dos Municípios do Alto Tietê apresenta o Perfil socioeconômico e educacional da Região do Alto Tietê, Região Metropolitana de São Paulo.
A partir de fontes oficiais, este caderno foi organizado de forma a poder subsidiar outras pesquisas, pronunciamentos, reuniões, relatórios e outros trabalhos relacionados à região.
Clique na imagem ao lado ou aqui para acessar a versão digital do Caderno Técnico.
Artigo “Como as Crianças Aprendem #1: a abordagem reggiana de Loris Malaguzzi mostra que bebês e crianças são pesquisadores rigorosos e intencionais” (Blog do Ateliê Carambola)
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Ebook “Para uma Educação Antirracista: dicas da EMEI Jardim Ideal para a educação das nossas crianças”
Material produzido por 22 educadores e educadoras da EMEI Jardim Ideal, com a colaboração de pessoas atuantes na luta antirracista. O material apresenta 16 dicas para que educadores e famílias valorizem a diversidade e promovam um ambiente adequado ao convívio, para que os estudantes possam construir suas identidades de forma positiva.
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Livro Digital – Candinho, um menino que gostava muito de brincar e desenhar
Museu Casa de Portinari
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Ebook “Memórias e Receitas das Cozinhas dos Quilombos do Maciço da Pedra Branca”
A culinária quilombola das comunidades do Maciço da Pedra Branca/Rio de Janeiro é apresentada na cartilha, que é fruto de uma parceria da Comissão de Quilombos do projeto Sertão Carioca: conectando cidade e floresta, com os grupos de pesquisa e extensão CulinAfro da UFRJ Macaé e Núcleo de Políticas em Alimentação e Nutrição Escolar (Nucane) da UERJ, que originou a pesquisa “Cozinhas quilombolas: campo de saberes e fazeres para a agenda da educação em saúde e da promoção de alimentação adequada e saudável na escola”. O objetivo deste livro é relembrar e sistematizar as memórias sobre a comida e a cozinha afro-brasileira local, do Maciço da Pedra Branca/Rio de Janeiro, envolvendo os saberes, os fazeres e os afetos, a partir das narrativas de vida das famílias das comunidades quilombolas.
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Orientações pedagógicas “Currículo da cidade: povos indígenas”
São Paulo: SME / COPED, 2019. São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Concepção e elaboração de texto: Cristino Wapichana e Daniel Munduruku
Parte integrante do Currículo da Cidade de São Paulo, o material apresenta contribuições sobre a presença indígena em território nacional, sua diversidade, culturas e seus modos de viver na sociedade contemporânea, oferecendo aos educadores os subsídios necessários para ampliarem seus conhecimentos e aperfeiçoarem seus fazeres pedagógicos, rompendo com visões e práticas estereotipadas.
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Ebook “A lei 11.645/08 nas artes e na educação: perspectivas indígenas e afro-brasileiras”. MATTAR, Sumaya; SUZUKI, Clarissa; PINHEIRO, Maria. (org.) ilust. de Marcelo D’Salete. São Paulo: ECA-USP, 2020.
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Ebook “Acervo de múltiplas vozes : narrativas de experiências com Arte e Educação (vol. 2)”. Sumaya Mattar (org.). São Paulo: ECA-USP, 2022.
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Livros que contemplam as temáticas educação, literatura e culturas indígenas disponíveis para acesso público gratuito
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Museu das culturas indígenas
Museu localizado na cidade de São Paulo, que se propõe a ser um espaço de encontro e de diálogo intercultural entre povos indígenas e não indígenas. O Museu realiza exposições periódicas e oferece diversas atividades educativas.
https://museudasculturasindigenas.org.br/
Museu Afro Brasil Emanoel Araújo
Museu localizado no Parque Ibirapuera, com um acervo de mais de 8 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XVIII e os dias de hoje, que registram a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira. O Museu realiza exposições de seu acervo e exposições temporárias e promove atividades educativas e culturais.
http://www.museuafrobrasil.org.br/o-museu/apresentacao
MASP – Museu de arte de São Paulo
O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) é o primeiro museu moderno do país, cuja coleção reúne mais de 11 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias e vestuários de diversos períodos, abrangendo a produção europeia, africana, asiática e das Américas. Além da mostra de longa duração de seu Acervo , o MASP realiza-se exposições coletivas e individuais e atividades educativas e culturais desenvolvidas pelo núcleo de mediação, incluindo o programa MASP Professores. O museu também organiza publicações relacionadas às exposições, aos eventos e às atividades que realiza.
Pinacoteca do Estado
A Pinacoteca de São Paulo é um museu que reúne obras de arte visuais brasileiras produzidas desde o século XIX até a contemporaneidade. O museu realiza exposições de seu acervo e exposições temporárias de artistas nacionais e internacionais e desenvolve projetos multidisciplinares e um programa educativo pautado pela inclusão. O Museu abrange três edifícios localizados no centro de São Paulo: a Pinacoteca Luz, a Pinacoteca Estação e a Pinacoteca Contemporânea.
Animações e filmes selecionados pela UNESCO com temática indígena
https://www.kurumiarte.com/c%C3%B3pia-materiais-did%C3%A1ticos
DVDteca Arte na Escola
DVDTECA DO Instituto Arte na Escola que disponibiliza acesso gratuito a documentários sobre arte brasileira de várias regiões do país.
https://artenaescola.org.br/pagina/?id=75122
Projeto Território do brincar
O projeto Território do Brincar registra e difunde a cultura infantil e oferece materiais audiovisuais que documentam a riqueza e diversidade do brincar presentes no território nacional.
https://www.youtube.com/@TerritoriodoBrincar
Filme “Sementes do Nosso Quintal”
Direção: Fernanda Heinz Figueiredo
Filme sobre a escola de educação infantil Te-Arte da região do Butantã, em São Paulo, fundada por Thereza Soares Pagani, pautada pelo princípio de que “brincando que se aprende”. A educadora acreditava que a criança se alfabetiza “pelo tato, pelo cheiro, pelo ouvido, pela visão e pelos sentidos” e que a educação deve valorizar a natureza, a arte, a simplicidade e a cultura popular. O filme “Sementes do nosso quintal” (2012) retrata o cotidiano na escola das crianças de diferentes faixas etárias que convivem diariamente.
https://www.youtube.com/watch?v=daYrCS3z2wo
Portal GMEPAE
Portal do Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação – GMEPAE, da Escola de Comunicações e Artes da USP, que congrega docentes do ensino superior, estudantes de graduação e de pós-graduação, professores da Educação Básica, pesquisadores e artistas. O Portal reúne e-books, livros, artigos, anais de congressos, seminários, simpósios e encontros acadêmicos de arte e educação; dissertações de mestrado, teses de doutorado e trabalhos de conclusão de curso de graduação e pós-graduação, projetos de ensino, projetos de pesquisa, projetos de extensão, vídeos, entrevistas e documentários, com os respectivos arquivos em pdf ou links para acesso aos trabalhos.
Sugestões de Títulos de Obras de Literatura Infantil
Itaú Social
O curso tem o objetivo de apresentar aspectos da vida e obra de Milton Santos, mostrando alguns dos principais conceitos e ideias do autor, com vistas a contribuir e fornecer subsídios para as práticas pedagógicas em sala de aula.
Acesse o curso
https://polo.org.br/multiletramentos/formacao/354/milton-santos-cidadao-do-mundo-e-geografo-das-quebradas
Pesquisa “Cada Hora Importa” aborda diretamente o debate da Educação Integral.
Acesse a pesquisa
https://www.itausocial.org.br/divulgacao/cada-hora-importa/
Ebook “Guia para mediação de leitura”. Fundação Itaú para a Educação e Cultura São Paulo: 2022.
https://www.itausocial.org.br/wp-content/uploads/2022/08/Guia-para-mediacao-de-leitura-2022.pdf
Ebook “Guia para mediação de literatura infantil digital”. Fundação Itaú para a Educação e Cultura: São Paulo, 2022.
https://www.itausocial.org.br/wp-content/uploads/2023/01/Guia-de-literatura-infantil-digital.pdf
Podcast Leia com uma criança
O Podcast Leia com uma criança é uma produção do Itaú Social, que busca incentivar e reforçar a importância da leitura desde a primeira infância. São conversas, leituras conjuntas e trocas de experiências voltadas para crianças, famílias, mediadores de leitura e educadores. Além do conteúdo em áudio para todos, estão disponíveis vídeos com recursos com acessibilidade e conversas sobre leitura destinados a mediadores de leitura e educadores.
https://www.itausocial.org.br/noticias/podcast-leia-com-uma-crianca/
Ebook “Matriz de critérios para análise e seleção de livros infantis do Programa Leia com uma criança”. Fundação Itaú para a Educação e Cultura: São Paulo, 2021.
Leia com uma criança: Livros audiovisuais acessíveis
O programa Leia com uma criança da Fundação Itaú para a Educação e Cultura disponibiliza livros audiovisuais com múltiplos recursos de acessibilidade das edições do programa Leia com uma criança. Os conteúdos foram produzidos em parceria com a Mais Diferenças, organização que desenvolve projetos de educação e cultura inclusivas.
https://www.itausocial.org.br/leia-para-uma-crianca-livros-acessiveis/#catalogo
Ebook “Artes e esporte: relação com desenvolvimento humano integral”. São Paulo: Fundação Itaú Social, 2019.
Referências bibliográficas indicadas pelos palestrantes
“A vez e a voz das crianças”
Site que apresenta links e indicação de vários livros
https://www.avezeavozdascriancas.com/
Perfil de Adriana Friedmann no site Academia.edu
https://unep.academia.edu/AdrianaFriedmann
O perfil reúne vários artigos com acesso gratuito, entre os quais, os seguintes títulos sugeridos pela autora:
- “Escuta e observação de crianças: processos inspiradores para educadores”
- “Quem está na escuta: diálogos, reflexões e trocas de especialistas que dão vez e voz às crianças”
- “Protagonismo: a potência da comunidade escolar”
- “História e percurso da Sociologia e da Antropologia da Infância”
- “Narrativas poéticas e antropológicas: desvelando a vez e as vozes das crianças e das infâncias”
- “Há um equívoco ao se pensar que escutar crianças é fazer suas vontades”
- “Vozes da infância brasileira”
- “Por uma Cultura Ética para as Infâncias”
- “O olhar antropológico por dentro da infância: adentrando nas casinhas das crianças”
- “As linguagens simbólicas das crianças”
- “Encontro de naturezas e culturas Infantis”
- “Muito além do ouvido: o que é efetivamente escutar uma criança”
- “Para ouvir crianças é preciso resgatar nossa sensibilidade”
Livros da autora sobre o tema:
“A vez e a voz das crianças: escutas antropológicas e poéticas das infâncias”. Editora Panda Educação.
“Abrir-se à escuta das vozes infantis”. Editora Phorte.
“Linguagens e culturas infantis”, Editora Cortez.
AUDIOVISUAIS
A invenção da infância
https://www.youtube.com/watch?v=_dImkoR5CHs
Sinopse: Ser criança não significa ter infância. Uma reflexão sobre o que é ser criança no mundo contemporâneo.
Vídeo Teste das bonecas no Brasil
Teste das Bonecas no Brasil - YouTube
O famoso teste feito por Kiri Davis nos EUA foi reproduzido no Brasil. Um retrato agressivo do que estamos fazendo com nossas crianças por conta de nossos preconceitos. O vídeo mostra bonecas brancas e bonecas negras para crianças e discute as associações feitas à cor das bonecas.
Vídeo Pensamento infantil – O desenho infantil
Pensamento Infantil - O desenho infantil - YouTube
O vídeo mostra crianças de 3 a 5 anos que desenham equanto falam sobre suas produções. O desenvolvimento de desenho infantil é pontuado pela educadora Monique Deheinzelin.
Baóba, árvore da Vida | Mwana Afrika Oficina Cultural.
https://www.youtube.com/watch?v=g-LZgQRqJ30
A história apresentada propõe conhecer sobre a natureza do Baobá, uma ‘arvore com formas, aspectos e usos ancestrais.
Toloi Kunhügü
Disponível em: https://vimeo.com/568121
Toloi Kunhügü é uma brincadeira praticada pelo povo indígena kalapalo e é realizada na beira de uma lagoa ou de um rio, onde se desenha na areia uma grande árvore com muitos galhos que serão ocupados pelos integrantes da brincadeira e que assumirão o papel de passarinhos, enquanto quem propõe a brincadeira será o ‘gavião’ e também o responsável pelo desenho da árvore repleta de galhos. Cada "passarinho" escolhe seu galho, finge seu ninho e senta-se lá. Quando o gavião decide sair à caça dos passarinhos, eles saem dos seus ninhos e agrupam-se num local bem próximo à “árvore”, batendo os pés no chão e provocando o gavião cantando. Quando o gavião avança lentamente na direção dos passarinhos e está perto do grupo, tenta pular e pegar os passarinhos que correm em todas as direções para distrair o gavião. Para descansar, protegem-se nos seus ninhos. Quando o gavião captura um dos passarinhos, prende-o no seu refúgio, que fica próximo ao pé da árvore. Torna-se gavião o último passarinho que conseguir escapar e não ser "caçado", e a brincadeira recomeça.
A referência da brincadeira é importante porque desenvolve por meio de aspectos lúdicos a atenção, observação e práticas de desenho considerando outras escalas. Propõe uma outra possibilidade de ler
LIVROS
Vida secreta das árvores
Autores: Durga Bai, Bhajju Shyam, Ramsingh Urveti. Editora: WMF Martins Fontes, 2010.
O livro traz aspectos do imaginário gonde, habitantes das florestas da índia central que acreditam que as árvores são o centro da vida: O movimento natural entre dia e noite, sombra, abrigo e alimento estão presentes nas breves histórias e revelam como o povo gonde sente essa dinâmica. Essa obra é importante porque traz elementos estéticos e simbólicos que sugerem diferentes interpretações e leituras. A obra se apresenta muito mais visual do que textual. As ilustrações são produzidas por dois autores do livro, o que potencializa a representação de todo o imaginário da história.
Aba 2 - Leitura de livro de imagens e de livro brinquedo
NUNES, Marília Forgearini; EVALTE, Tatiana Telch ; PILLAR, Analice Dutra. Texto literário infantil: produção de sentido a partir do olhar, do brincar e do ler. REVISTA GEARTE, v. 5, n.1, p. 59-75, jan./abr. 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/82452 DOI: https://doi.org/10.22456/2357-9854.82452
A Morada do Educador, de Amauri Carlos Ferreira
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O Currículo Cultural e a Afirmação das Diferenças, de Marcos Garcia Neira
extraído do livro: a escola publica em crise: inflexões, apagamentos e desafios
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Portal: www.forumeducacaoaltotiete.com.br
E-mail: contato@forumeducacaoaltotiete.com.br
We firmly believe that the internet should be available and accessible to anyone, and are committed to providing a website that is accessible to the widest possible audience, regardless of circumstance and ability.
To fulfill this, we aim to adhere as strictly as possible to the World Wide Web Consortium’s (W3C) Web Content Accessibility Guidelines 2.1 (WCAG 2.1) at the AA level. These guidelines explain how to make web content accessible to people with a wide array of disabilities. Complying with those guidelines helps us ensure that the website is accessible to all people: blind people, people with motor impairments, visual impairment, cognitive disabilities, and more.
This website utilizes various technologies that are meant to make it as accessible as possible at all times. We utilize an accessibility interface that allows persons with specific disabilities to adjust the website’s UI (user interface) and design it to their personal needs.
Additionally, the website utilizes an AI-based application that runs in the background and optimizes its accessibility level constantly. This application remediates the website’s HTML, adapts Its functionality and behavior for screen-readers used by the blind users, and for keyboard functions used by individuals with motor impairments.
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Our website implements the ARIA attributes (Accessible Rich Internet Applications) technique, alongside various different behavioral changes, to ensure blind users visiting with screen-readers are able to read, comprehend, and enjoy the website’s functions. As soon as a user with a screen-reader enters your site, they immediately receive a prompt to enter the Screen-Reader Profile so they can browse and operate your site effectively. Here’s how our website covers some of the most important screen-reader requirements, alongside console screenshots of code examples:
Screen-reader optimization: we run a background process that learns the website’s components from top to bottom, to ensure ongoing compliance even when updating the website. In this process, we provide screen-readers with meaningful data using the ARIA set of attributes. For example, we provide accurate form labels; descriptions for actionable icons (social media icons, search icons, cart icons, etc.); validation guidance for form inputs; element roles such as buttons, menus, modal dialogues (popups), and others. Additionally, the background process scans all of the website’s images and provides an accurate and meaningful image-object-recognition-based description as an ALT (alternate text) tag for images that are not described. It will also extract texts that are embedded within the image, using an OCR (optical character recognition) technology. To turn on screen-reader adjustments at any time, users need only to press the Alt+1 keyboard combination. Screen-reader users also get automatic announcements to turn the Screen-reader mode on as soon as they enter the website.
These adjustments are compatible with all popular screen readers, including JAWS and NVDA.
Keyboard navigation optimization: The background process also adjusts the website’s HTML, and adds various behaviors using JavaScript code to make the website operable by the keyboard. This includes the ability to navigate the website using the Tab and Shift+Tab keys, operate dropdowns with the arrow keys, close them with Esc, trigger buttons and links using the Enter key, navigate between radio and checkbox elements using the arrow keys, and fill them in with the Spacebar or Enter key.Additionally, keyboard users will find quick-navigation and content-skip menus, available at any time by clicking Alt+1, or as the first elements of the site while navigating with the keyboard. The background process also handles triggered popups by moving the keyboard focus towards them as soon as they appear, and not allow the focus drift outside of it.
Users can also use shortcuts such as “M” (menus), “H” (headings), “F” (forms), “B” (buttons), and “G” (graphics) to jump to specific elements.
We aim to support the widest array of browsers and assistive technologies as possible, so our users can choose the best fitting tools for them, with as few limitations as possible. Therefore, we have worked very hard to be able to support all major systems that comprise over 95% of the user market share including Google Chrome, Mozilla Firefox, Apple Safari, Opera and Microsoft Edge, JAWS and NVDA (screen readers), both for Windows and for MAC users.
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